segunda-feira, 15 de junho de 2009

O movimento não para!!!




O movimento estudantil é um movimento de caráter social e de massa. É expressão política das tensões que permeiam o sistema dependente como um todo e não apenas a expressão ideológica de uma classe ou visão de mundo. Na década de 60 do século XX, no Brasil, sob a conjuntura da ditadura militar, esse movimento inicia um processo de reorganização, como a única força não institucionalizada de oposição política. A história mostra como esse movimento constitui força auxiliar do processo de transformação social ao polarizar as tensões que se desencadearam no núcleo do sistema dependente. O movimento estudantil é o produto social e a expressão política das tensões latentes e difusas na sociedade. Sua ação histórica e sociológica tem sido a de absorver e radicalizar tais tensões. Sua grande capacidade de organização e arregimentação de parcelas importantes da sociedade nas causas justas que interferem diretamente a vida social não somente as questões relacionadas à educação.
A gestão cessante passou por uma conjuntura diferenciada, onde o Governo do Estado e as principais Prefeituras mantinham diálogos abertos e de forma constante, as lutas estudantis ganharam novas formas, principalmente a via institucional , garantindo direitos sem gerar conflitos desnecessários que, em grande medida, não garantiriam tais conquistas, foi assim, que a aprovação da Lei do Passe Livre(falta regulamentação), a biblioteca virtual, Carteira de Meia-Entrada gratuita para alunos de rede pública, meia nas Micaretas, o aumento da quantidade de meia-passagem de 60 para 80 passes por mês, reserva de vagas na UEAP, maior participação de estudantes na meia-passagem, campanha Grêmio Legal, o Passe Livre em Santana, nas lutas políticas, realizamos campanhas pela redução da tarifa de transportes coletivos, realizando o primeiro seminário sobre o tema. Na área da cultura realizou e do entretenimento realizamos o Garota e Garoto Estudantil, o Forrozão e muitos outros eventos.
Em meio de uma gestão vitoriosa do ponto de vista das conquistas a de considerar um certo esvaziamento na base do Movimento Estudantil se agravando mais ainda após a crise econômica mundial, que forçadamente joga os estudantes a ajudar suas famílias de muitas formas, até mesmo no trabalho informal, comprometendo até mesmo seus estudos.
Temos que mudar essa realidade, reestruturar e fortalecer os GRÊMIOS estudantis, garantir vivo o espírito solidário, comum e seu caráter de luta por melhorias de vida do estudante e de todos, vamos dinamizar os fóruns da UECSA torna-los mais amplos e representativos, vamos enxugar a diretoria, criando Diretorias que se altere conforme mude a realidade conjuntural.
Em 2010 a UECSA completará 60 anos, vamos sacudir o Amapá, vamos escrever nossa que até hoje, é contada de pais para filhos, precisamos dizer que a UECSA fez na história do Amapá, além do que irá fazer.
Temos a garra e a vontade de fazermos uma gestão de luta e de novas conquistas, por isso dizemos que agora só falta você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora só falta você
Powered By Blogger